quarta-feira, março 18, 2009

HOSPITAL DE SANTO ANTÓNIO

A partir do dia 1 de Janeiro deste ano, encerrou o serviço de urgência nocturno na especilaidade de Urologia do Hospital de Santo António no Porto.
Ao público em geral não foi dada qualquer explicação, quanto às razões desta súbita alteração dos procedimentos que afectam objectivamente direitos dos utentes.
Instalou-se uma evidente disputa entre o serviço de Urologia do Stº. António e o Hospital de S. João.
Nesta fase as urgências nocturnas deveriam encaminhar-se para o S. João, ficando, obviamente o Stº. António sem especialistas durante a noite.
No período diurno a Urologia do Stº. António funcionou normalmente, o que equivale por dizer, que continuou em funcionamento o bloco operatório.
Daqui se depreende que os doentes operados ficavam sem protecção especilazada durante a noite.
No dia de hoje, a que corresponde uma nova fase, encerrou pura e simplesmente toda a urgencia de Urologia do Stº. António.
Ora, com consultas externas e consequentes intervenções cirúrgicas que se julguem necessárias, é licito perguntar onde para a garantia de segurança dos intervencionados?
E já agora, depois de regressados a casa 7 ou 8 dias depois de operados e, se surgir uma complicação pós operatória, onde se devem dirigir os doentes que sairam do bloco operatório do Stº. António?
Diz-se que o São João ganhou esta guerra porque tem gente sua próxima do poder.
E os doentes? Estão próximos de quem?