segunda-feira, outubro 20, 2008

E UMA ESPÉCIE DE DEMOCRACIA....

De nada nos valeu o controlo do défice, as tentativas de reformas e o tão apregoado caminhar para a modernização do País. Estamos no charco, derrubados por uma pequena brisa, reminiscência de um ciclone com epicentro do lado de lá do Atlântico
Por cá, vertem-se lágrimas de crocodilo de uns olhos tão grandes como os de um tal Francisco V (de Van Zeller) que já admite que o estado deve nacionalizar banca e empresas, mas atenção… só por um determinado período…, ou seja: o tempo suficiente para que as contas fiquem de novo equilibradas, o prato cheio, e, de novo, regressem às alvas mãos dos privados.
Acrescenta este Francisco que, do QREN a que alguns se abotoarão até 2013, deve o governo providenciar para que se encurtem os prazos e o dinheirinho entre já nos bolsos da seita de corruptos que, com contemporizações várias, fizeram esta enxerga onde o povo de deitará e, quiçá, dormirá uma vez mais.
Nunca será demais lembrar e repetir que este mercado de livre concorrência, a que alguns já chamam de pilar das democracias, dotou este pobre país de 2 milhões de pobres certificados, engrossou o recurso a instituições de solidariedade social a muito boa gente que nunca pensou em tal, não alterou as dezenas de milhar de miseráveis reformas de 275 euros, criou desemprego até dizer basta e uma situação de salários em atraso que, segundo a inspecção do trabalho, atingem as centenas mensalmente.
Para evitar que o pânico se instale, o ministro das finanças sossega os portugueses com a garantia de que os depósitos das poupanças estão assegurados pelo estado.
Esqueceu-se de dizer que o máximo a garantir é no nosso país de 25.000 euros, a menos que haja uma alteração vinda lá dos lados da União Europeia que, pelo que consta poderá ir até aos 50.000 euros.
De fora destas garantias ficaram as reformas, os fundos de pensões o subsídio de desemprego e outros…
Cabe aqui, julgo eu, uma pequena referência ao trabalho e obra do BCE (banco central europeu), cujo presidente, não tem poupado esforços para controlar a inflação, daí os sucessivos aumentos das taxas de juro e a aniquilação de qualquer projecto familiar, aliás, julgo que é a única tarefa que ele tem no banco, além da de receber com os seus pares um chorudo salário.
O Presidente Cavaco açoita o governo e pede que seja dita a verdade aos portuguêses, e fá-lo, vejam só, com o ar mais cândido e temente, capaz de ombrear com os melhores farsantes do espectáculo.
Este presidente de quem quer que seja, aufere rendimentos injustos, duplicados, triplicados e feitos à medida dele, cozinhados por ele e por outros como ele.
Verdade? Que verdade? Aquele de que ele fez uso durante os seus 10 anos de governo?
Lembram-se da delimitação dos sectores público e privado? As virtualidades por ele defendidas quando às leis do mercado?
As leis do mercado são as leis do lucro fácil, o reino de gente sem escrúpulos, que rouba e subjuga quem trabalha e produz. Se procuram os inqualificados e incompetentes responsáveis pelo caos, não percam tempo no seio de quem vive do seu salário.
Vivemos num país de habilidosos. Um país onde metade dos cidadãos não têm lugar, tal é a ganância e o despojamento de critérios de equidade e justiça em que esta política suja e pidesca transformou o nosso carácter.
Este lado pidesco e garrano desce às periferias pela mão de um tal Francisco P (P de paspalho) e faz-nos sentir pena deste país que cria no seu seio homens desta (sem) qualidade, que, levantados do chão, pela mão piedosa do sistema, fogem à ferrugem de um qualquer depósito de sucata.
Este cheiro à pide do antigamente manifesta-se ainda e em 2008, quando um cidadão que, por acaso tem o nome deste vosso conterrâneo, entendeu fazer um donativo para uma Associação Humanitária de Bombeiros.
O entendimento pidesco deste Francisco P é o de que se tivesse sido eu o benemérito, o meu nome deveria ter sido simplesmente omitido da lista de beneméritos.
Que democracia consegue sobreviver a tanta ignorância?

PS.
Os médicos espanhóis estão de abalada.
É bem verdade que: o homem pensa, Deus quer, a obra nasce.
Neste caso (deus) não quis.